Colonoscopia
O que é Colonoscopia?
É um exame seguro e eficaz onde se consegue examinar e diagnosticar problemas do intestino grosso. Através de um tubo flexível que possui uma ótica em sua extremidade obtém-se uma imagem precisa de todo o revestimento intestinal e se pode realizar biópsias de problemas existentes. O exame é realizado a nível ambulatorial com mínimo transtorno e desconforto.
Novo preparo para Colonoscopia
O Preparo intestinal para realizar o exame de colonoscopia é fundamental para um diagnóstico preciso. Recentemente desenvolvemos uma nova maneira de limpar o cólon de forma que todo o desconforto, dietas rigorosas, que dificultam a aceitação dos pacientes para realizar o esse exame, foram praticamente eliminadas. (Trabalho apresentado no congresso europeu de proctologia e no congresso brasileiro de coloproctologia). Este processo se vale da Lactulose, e torna o preparo muito mais rápido e de fácil execução.
Quem deve realizar a Colonoscopia?
Todas as pessoas acima de 45 anos independente do sexo, mesmo sem queixas deveriam fazer este exame, pois é a melhor forma de evitar o aparecimento do câncer do intestino e também pessoas que tiveram familiares de primeiro grau com pólipos intestinais ou câncer.
Colonoscopia serve também para:
-
Examinar sintomas abdominais pouco claros
-
Exames periódicos de problemas como colite ulcerativa ou doença de Crohn
-
Remover pólipos que sejam encontrados em exames, por exemplo, a radiografia do intestino grosso
-
Examinar pacientes que apresentem exames de pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo
-
Acompanhar a evolução de pacientes que tiveram no passado pólipos ou câncer
Quais os benefícios da colonoscopia?
Com a colonoscopia é possível detectar e remover a maioria dos pólipos intestinais e mesmo câncer em fase muito inicial, sem a necessidade de cirurgia. Esse exame é o mais preciso que existe para a prevenção do Câncer de Intestino ou na detecção precoce de pólipos. Esses pólipos são sempre retirados durante a realização do exame e com isso a incidência cai a níveis baixíssimos.
Tratamento + Prevenção
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode-se realizar ao mesmo tempo a prevenção do câncer intestinal com o tratamento de qualquer patologia da região anal.
Realiza-se a colonoscopia e no final aproveita-se a sedação do exame para que possamos fazer o tratamento da doença da região anal. Pode-se por exemplo remover 1 ou mais pólipos e logo a seguir tratar uma hemorroida avançada com a técnica do THD.