top of page
hands-unrecognizable-female-doctor-writing-form-typing-laptop-keyboard.jpg

Câncer Intestinal

O Câncer de Intestino é o segundo tipo de Câncer mais incidente tanto entre homens e mulheres, atrás apenas do Câncer de Próstata (homens) e de Mama (mulheres).

Quem está sob risco?

Qualquer pessoa a partir dos 45 anos de idade deve realizar a prevenção do Câncer de Intestino. Mesmo não tendo qualquer antecedente familiares para Câncer essa regra deve ser seguida. 

O Brasil passa pelo que os pesquisadores do INCA (Instituto Nacional do Câncer) chamam de transição demográfica e epidemiológica: Está havendo um aumento na incidência do Câncer Colorretal nas faixas etárias entre 20-49 anos. 60%  dos casos de Câncer no Brasil são diagnosticados em estágios avançados da doença em todas idades. 

O INCA prevê um aumento de 10% de mortes prematuras por esse Câncer nas pessoas de 30 a 69 anos de idade até o ano de 2030.

Quais os sintomas do Câncer Intestinal

A maioria dos casos de Câncer em fase inicial não dão sintomas ou discretos sinais, como por exemplo, sangramentos. Em fases mais avançadas darão vários sinais como perda de peso, alteração do funcionamento intestinal, anemia,.. Jamais espere que apareçam esses sintomas.

Como prevenir o Câncer Intestinal?

A maneira de prevenir sua ocorrência, ou mesmo conseguir uma alta taxa de cura caso já tenha aparecido, é detectar precocemente a existência de pólipos através de exames apropriados, como, por exemplo, a colonoscopia. A colonoscopia é o exame que permite, que de uma forma eficaz e segura, se consiga visualizar todo o intestino grosso através de um instrumento flexível, de pequeno calibre, que serve também para realizar biópsias ou remover pólipos intestinais, claramente diminuindo o risco de que um câncer se desenvolva.

Conclusões sobre a prevenção do Câncer Intestinal

Depois de muitos anos tratando este grave problema através de grandes cirurgias, as vezes mutilantes, com a necessidade de frequentemente ter de usar Quimioterapia e Radioterapia complementar chegamos nós médicos à certeza de que o câncer do intestino grosso(cólon e reto) é facilmente evitável (Sociedade Brasileira de Coloproctologia).

O chamado rastreamento (screening em inglês) é a maneira mais eficaz com a qual fazemos a procura de pólipos no intestino e não do câncer. Uma vez encontrado e removido os pólipos durante o exame que se chama de colonoscopia,não teremos o câncer intestinal .A colonoscopia tem se tornado um exame relativamente simples na medida em que com novos laxantes como a lactulona,tornamos o preparo intestinal mais rápido e simples.Também a segurança durante o exame encontra-se excelente.Podemos afirmar, sem medo de errar, que a colonoscopia é no mínimo tão eficaz na prevenção do câncer intestinal quanto as vacinas o são na prevenção das viroses.

Em pleno século 21 é impossível ver as estatísticas da incidência do câncer intestinal na região sul do país (e mesmo a nível mundial)sem nos indignarmos com sua altíssima incidência, sendo o segundo câncer de maior frequência tanto nos homens (exceto os fumantes) quanto nas mulheres. Há falta de divulgação e cuidados de alerta junto à população no sentido de que se pode evitar uma doença tão séria de uma forma relativamente simples como realizar uma colonoscopia de tempos em tempos.

Entre em contato

Quer tirar alguma dúvida ou agendar sua consulta? Fale conosco agora mesmo!

20240104_111558.jpg
bottom of page